Outono começa na próxima quarta-feira, dia 20, mesclando características de verão e inverno
O Verão se despede na próxima terça-feira com chuvas abaixo da média na região. Entre dezembro e março (até o dia 14) choveu pouco mais da metade da média esperada para os meses mais quentes do ano.
Segundo dados do Cepagri (Centro de Pesquisas Agropecuárias) da Unicamp (Universidade de Campinas), o acumulado de chuvas no período foi de 483,8mm, enquanto a média histórica é de 838,71mm, somando todos os meses.
Segundo a meteorologista Ana Ávila, a chuva gerada entre dezembro e os primeiros dias de março não foi a ideal para encher os reservatórios que abastecem a região e com a chegada do Outono, a partir da próxima quarta-feira, dia 20, a tendência é que o volume de água seja ainda menor.Foto: Marcelo Rocha
A meteorologista do Cepagri lembra que uma das características principais dos meses de outono e inverno (entre março e setembro) é a escassez de chuva. Nesses meses, as frentes frias possuem pouca atividade chuvosa.
Publicidade |
“O período de reposição pelas médias históricas acontece apenas nos meses de Verão. Nos meses mais secos as frentes frias não estão associadas às chuvas”, explica.
A nova estação começa sob a influência do El Niño (fenômeno caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico). Segundo explicações da meteorologista, ele não está intenso, mas mesmo assim deve influenciar os termômetros durante o outono e também inverno.
“Em anos de El Niño a tendência é que a gente tenha um Inverno com temperaturas ligeiramente mais altas que a média para o período. Isso não significa que não teremos Inverno, mas as temperaturas tendem a ser menos rigorosas na região”.
O Outono, ressalta Ana, é uma estação de transição, entre o Verão e o Inverno, e mescla características de ambas as estações. Ele tem início oficialmente às 18h58 da próxima quarta-feira.
Os dias tendem a ter céu azul, com poucas nuvens e temperaturas médias entre 20ºC e 30ºC. É a estação típica de manhãs e noites mais frias e o transcorrer do dia mais quente. “Haverá dias típicos de Verão e outros já mais frios”.
Outra característica do período, além das mudanças nas condições do tempo, é a maior frequência de nevoeiros. Até a chegada do Inverno, em junho, a temperatura deve cair entre 1ºC e 1,5ºC por mês. As mínimas nos meses maios frios devem ficar entre 15ºC e 16ºC e as máximas em 25ºC.
Fonte: O Liberal
Estamos de Olho
Nenhum comentário:
Postar um comentário