Dengue: Sumaré investiga 3ª morte
Em uma semana, prefeitura registrou aumento de 63% no número de casos da doença
A Prefeitura de Sumaré confirmou esta semana mais 537 casos de dengue na cidade, um aumento de 63% em relação aos números divulgados na semana passada pela Vigilância Epidemiológica. O município tem agora 1.380 confirmações neste ano. A Secretaria Municipal de Saúde aguarda ainda o resultado da investigação de uma terceira morte supostamente causada pela doença. Segundo dados da Prefeitura, ainda estão sob avaliação cerca de 500 casos notificados na cidade. No acumulado de 2014, o município registrou 2.384 notificações da doença.
Sumaré está há cerca de 45 dias em situação considerada de emergência para a dengue, de acordo com critérios técnicos estabelecidos pelo Plano Nacional de Controle de Dengue. A cidade já registrou duas mortes por conta da doença neste ano. As vítimas são uma criança de dois meses de idade, que morreu no dia sete de março, e uma mulher de 53 anos, que faleceu no dia oito do mesmo mês.
Em 2013, foram quase 2,5 mil casos, e em 2007, pior ano da epidemia, 3.699 casos positivos. A Secretaria de Estado da Saúde trabalha com a possibilidade de a doença atingir novamente 1% a 2% da população de algumas cidades da região em 2014, entre elas Sumaré.
Para combater a doença, a Prefeitura contratou uma empresa especializada e realizou processo seletivo para contratar temporariamente 15 agentes. Equipes antidengue realizaram 56,7 mil ações de controle. Foram mais de 31 mil visitas casa a casa, 9,5 mil bloqueios de criadouros e quase 9 mil imóveis abrangidos pelas nebulizações, segundo o governo.
A situação não é diferente em toda região Americana por exemplo já possui de 6 mil casos confirmados, é preciso um esforço das autoridades no combate a Dengue e a população deve ajudar neste combate pois a dengue continua fazendo vitimas e tirando vidas.
Então temos que fazer nossa parte e eliminar foco do mosquito transmissor da doença, não deixando agua parada e eliminando possíveis criadouros, a prevenção continua sendo o melhor remédio.
Estamos de Olho
Nenhum comentário:
Postar um comentário