sábado, 10 de maio de 2014

Radarem em funcionamento

Com radares, novo limite de velocidade sobe em três vias


Nas estradas Mineko Ito e Valêncio Calegari e na Avenida Fuad Assef Maluf motoristas poderão transitar a 60 km/h
Oito radares de velocidade e quatro controles de avanço semafórico começam a operar a partir de amanhã em Sumaré. As estradas municipais Mineko Ito e Valêncio Calegari e a Avenida Fuad Assef Maluf, vias onde antes motoristas podiam trafegar até 50km/h, tiveram a velocidade máxima permitida aumentada para 60km/h (veja os pontos com radares no quadro abaixo). Além do aumento, a Prefeitura preparou outros 15 pontos que podem servir para a instalação de novos radares, numa espécie de rodízio.

De acordo com o secretário Valdeci Donizeti Coleta, os radares foram instalados em áreas onde o departamento técnico da Secretaria constatou risco de acidentes e incidência frequente de desrespeito à sinalização. Segundo ele, os dispositivos têm a função de educar e proteger motoristas, pedestres e ciclistas.

Desde 2011, quando a SSP (Secretaria Estadual de Segurança Pública) passou a divulgar os números da violência no trânsito em cada cidade, Sumaré é a que mais registra mortes por acidentes na RPT (Região do Polo Têxtil). No ano passado, ruas, avenidas e estradas que cortam o município foram locais de 32 mortes - mesmo número registrado em 2012.

Ainda assim, tanto em Sumaré quanto nas cidades da região, o número de vítimas fatais tem caído nos últimos anos. "A ideia é fazer com que os motoristas reduzam a velocidade, contribuindo assim para a diminuição do número de acidentes", explica Coleta.

Rodízio. Segundo Coleta, a cidade tem outros 15 pontos que podem servir para a instalação de novos radares. A implantação dependerá das condições de tráfego observadas pela Secretaria nos locais. "Tais estruturas servem apenas para assegurar locais de liberação de radares em um possível sistema de rodízio, que pode operar conforme a necessidade técnica e operacional da Secretaria", comentou.

Os pontos que podem ter novos radares estão no site da Prefeitura (www.sumare.sp.gov.br). A multa cobrada pela infração, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, varia de R$ 53,20 a R$ 574,62, dependendo da velocidade ultrapassada. O condutor ainda pode perder de 3 a 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação e ter o direito de dirigir suspenso.
 
Alegam que precisam dos radares para segurança de pedestres e ciclistas, mas não observaram que na Av. Assef Maluf possui vários pontos com asfalto e iluminação precária, isso não foi observado pela pasta, fica a dica para a pasta visite a Avenida.
 
Estamos de Olho
 

2 comentários:

  1. Acredito que seja necessário colocar radar em alguns lugares, porém é um absurdo colocar radar em uma avenida que só tem remendos e buracos, foram 2 radares instalados, em uma via onde alinhamento do carro não dura, é um descaso da prefeitura não recapear e ainda pintaram a rua apenas nas proximidades do radar, lombadas e faixar de pedestres não aparecem, a avenida precisa urgente de recapeamento principalmente próximo as empresas e não de radares resta a pergunta será que é para nossa segurança os radares ou é só um pre texto para ganhar mais dinheiro?

    ResponderExcluir
  2. Porque se a resposta a essa pergunta for que é para a nossa segurança, então queremos ruas boas para andar e não rua cheias de buracos e também queremos toda a via sinalizada e bem iluminada e não somente onde tem o radar, já que tem lei para multar quem anda acima da velocidade permitida, também deveria ter uma lei que para implantar radar deveria ter uma via descente para andar sem muitos buracos e sinalizada. Sou a favor da colocação de radares e também de ter hablitz na cidade, mas tem que ter justiça. E isso é o que não está tendo aqui em Sumaré.

    ResponderExcluir