sábado, 16 de novembro de 2013

Ponte do Picerno a Lenda


ALL entrega estudo de viaduto à Prefeitura

A lenda volta a ser colocada na midia, e aos poucos mostra que ha possibilidades de virar realidade para a população da região do Picerno.
 
Orçado em R$ 16 milhões, o viaduto deverá ser construído em 18 meses, depois que o DNIT emitir a ordem de serviço.

A ALL (América Latina Logística) entregou anteontem à Prefeitura de Sumaré o EVTEA (Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental) do viaduto que vai ligar a Região do Picerno ao Centro, cortando a cidade pela linha férrea e o Ribeirão Quilombo. 

O documento deve ser levado pela prefeita Cristina Carrara (PSDB) ao Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) no próximo dia 27, para solicitar a inclusão da obra no orçamento de 2014 da autarquia federal. Orçado em R$ 16 milhões, o viaduto deverá ser construído em 18 meses, depois que o DNIT emitir a ordem de serviço.

O estudo foi realizado pela Urbaniza Engenharia Consultiva, empresa contratada pela concessionária da linha férrea para produzir também o projeto executivo do viaduto, que deve ficar pronto dentro de 90 dias. Recentemente, Prefeitura e a ALL firmaram um acordo para converter duas multas ambientais aplicadas pelo Executivo à concessionária em serviços. A ALL também se comprometeu em manter limpas as margens da malha ferroviária.

O viaduto, que será feito com vigas de concreto e terá cerca de 80 metros de extensão, deve ter quatro faixas de rolagem, calçadas para pedestres e duas ciclovias, além de uma nova rotatória no ponto em que ele se conecta com a Rodovia Walter Manzato e iluminação. O viaduto deve partir das ruas finais do Parque Rosa e Silva. Na fase de construção, o projeto pode gerar 430 empregos diretos, segundo a Urbaniza.

"Agora, vamos ao Dnit entregar este documento mostrando a necessidade e a viabilidade do viaduto, para garantir a inclusão da verba já no orçamento de 2014 do órgão. Apresentar o estudo é o primeiro passo, porque, sem projeto, não se consegue recursos em Brasília", comentou a prefeita. Segundo ela, não haverá necessidade de desapropriações, pois todo o trajeto previsto para o viaduto passa por áreas públicas.

De acordo com a coordenadora de projetos da Urbaniza, Fabiana Damásio Melo, o viaduto vai reduzir o custo operacional do transporte individual e coletivo ao reduzir a distância percorrida. "Assim, vai haver economia de combustível, o que por sua vez traz um grande ganho ambiental na redução da emissão de poluentes e reduz o tempo de deslocamento da população", disse.

Estamos de Olho 

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