sábado, 28 de setembro de 2013

Mantenha Seu Cérebro Ativo


Quem foi que disse que o cérebro não precisa de exercícios para se manter ativo? Se o nosso corpo necessita de malhação para ficar sempre em ordem e cheio de disposição, por que com a mente seria diferente?

O cérebro também vai perdendo sua capacidade produtiva ao longo dos anos e, se não for treinado com exercícios, pode falhar. O neurocientista norte-americano, Larry Katz, autor do livro Mantenha seu Cérebro Vivo, criou o que é chamado de neuróbica, ou seja, uma ginástica específica para o cérebro.

A teoria de Katz é baseada no argumento de que, tal como o corpo, para se desenvolver de forma equilibrada e plena, a mente também precisa ser treinada, estimulada e desenvolvida. É comum não prestamos atenção naquilo que fazemos de forma mecânica, por isso costumamos esquecer das ações que executamos pouco tempo depois.

"O objetivo da neuróbica é estimular os cinco sentidos por meio de exercícios, fazendo com que você preste mais atenção nas suas ações e então, melhore seu poder de concentração e a sua memória", explica a psicóloga especialista em análise comportamental e cognitiva, Mariuza Pregnolato. "Não se trata de acrescentar novas atividades à sua rotina, mas de fazer de forma diferente o que é realizado diariamente".

Como funciona a neuróbica?

A neuróbica consiste na inversão da ordem de alguns movimentos comuns em nosso dia a dia, alterando nossa forma de percepção, sem, contudo, ter que modificar nossa rotina. O objetivo é executar de forma consciente as ações que levam à reações emocionais e cerebrais. São exercícios que vão desde ler ao contrário até conversar com o vizinho que nunca dá bom dia, mas que mexem com aspectos físicos, emocionais e mentais do nosso corpo.

O programa de exercícios da neuróbica oferece ao cérebro experiências fora da rotina, usando várias combinações de seus sentidos - visão, olfato, tato, paladar e audição, além dos "sentidos" de cunho emocional e social.



21 dicas para você montar seu treino

O desafio da neuróbica é fazer tudo aquilo que contraria ações automáticas, obrigando o cérebro a um trabalho adicional, por isso:

1-Use o relógio de pulso no braço direito;

2-Ande pela casa de trás para frente;

3-Vista-se de olhos fechados;

4-Estimule o paladar, coma comidas diferentes;

5-Leia ou veja fotos de cabeça para baixo concentrando-se em pormenores nos quais nunca tinha reparado;

6-Veja as horas num espelho;

7-Troque o mouse do computador de lado;

8-Escreva ou escove os dentes utilizando a mão esquerda - ou a direita, se for canhoto;

9-Quando for trabalhar, utilize um percurso diferente do habitual;

10-Introduza pequenas mudanças nos seus hábitos cotidianos, transformando-os em desafios para o seu cérebro;

11-Folheie uma revista e procure uma fotografia que lhe chame a atenção. Agora pense 25 adjetivos que ache que a descrevem a imagem ou o tema fotografado;

12-Quando for a um restaurante, tente identificar os ingredientes que compõem o prato que escolheu e concentre-se nos sabores mais subtis. No final, tire a prova dos nove junto ao garçom ou chef;

13-Ao entrar numa sala onde esteja muita gente, tente determinar quantas pessoas estão do lado esquerdo e do lado direito. Identifique os objetos que decoram a sala, feche os olhos e enumere-os;

14-Selecione uma frase de um livro e tente formar uma frase diferente utilizando as mesmas palavras;

15-Experimente jogar qualquer jogo ou praticar qualquer atividade que nunca tenha tentado antes.

16-Compre um quebra cabeças e tente encaixar as peças corretas o mais rapidamente que conseguir, cronometrando o tempo. Repita a operação e veja se progrediu;

17-Experimente memorizar aquilo que precisa comprar no supermercado, em vez de elaborar uma lista. Utilize técnicas de memorização ou separe mentalmente o tipo de produtos que precisa. Desde que funcionem, todos os métodos são válidos;

18-Recorrendo a um dicionário, aprenda uma palavra nova todos os dias e tente introduzi-la (adequadamente!) nas conversas que tiver;

19-Ouça as notícias na rádio ou na televisão quando acordar. Durante o dia escreva os pontos principais de que se lembrar;

20-Ao ler uma palavra pense em outras cinco que começam com a mesma letra;

21-A proposta é mudar o comportamento rotineiro. Tente, faça alguma atividade diferente com seu outro lado do corpo e estimule o seu cérebro. Se você é destro, que tal escrever com a outra mão?

Alguns exercícios parecem ser estranhos mas não custa tentar, então não vamos perder tempo, pois é tentando que se consegue... 
Então vamos aos exercicios para manter nosso cérebro ativo sempre!

Fonte: Minha Vida
Estamos de Olho
 

Multas Viram Projetos


A Prefeitura de Sumaré decidiu converter duas multas aplicadas neste ano à ALL (América Latina Logística), perfazendo o valor de R$ 1,2 milhão, na elaboração dos estudos de viabilidade e o projeto executivo de um novo viaduto interligando a região do Jardim Picerno à Rodovia Walter Manzato, vicinal Sumaré/Nova Odessa.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, a ALL havia sido multada em maio passado por conta de queimadas em 6,5 mil metros quadrados de vegetação rasteira em sua área de domínio.

Através de um acordo autorizado no último dia 25 pelo Conselho Municipal de Defesa e Proteção do Meio Ambiente, a Prefeitura e a concessionária firmanram um acordo. Dentro da parceria, também será assinado um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) pelo qual a ALL vai se comprometer a realizar a manutenção e roçagem de toda a sua área de domínio em território sumareense, evitando o risco de novas queimadas nas margens dos trilhos.

Segundo a prefeita Cristina Carrara (PSDB), de posse da planta do viaduto, que deve ficar pronto e ser entregue pela ALL ainda este ano, a própria Prefeitura poderá solicitar ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) a construção do viaduto propriamente dito, cujos recursos federais deverão ser previstos no Orçamento da União de 2014.

"Ter o projeto executivo em mãos aumenta substancialmente nossas chances de obter a obra", complementou o secretário municipal de Planejamento, José Carlos Alves, ressaltando que o projeto executivo vai ficar de posse da municipalidade".

É assim que se trabalha em prol da cidade e de seus munícipes, vamos aguardar com ansiedade pelo projeto deste viaduto tanto esperado pelos moradores da região do Picerno, uma das regiões que mais cresce em Sumaré.

Lembrando


Que a verba para o projeto deste viadulto  foi anunciada em março de 2010, atravez dos vereadores da época Josué Cardoso (PT) e Eva de Oliveira (PT), em matéria de capa do extinto Boletim Informativo Ação Popular, anunciando a conquista da verba aos moradores, a verba anunciada na matéria ultrapassava 660 mil reais para o projeto, e dizia ter sido conquistada atravez do Deputado Zaratini (PT), a associação chegou a parabenizar os vereadores pela conquista.


De 2010 até agora setembro de 2013 a unica certeza é de que o viadulto não está lá, alias apos a publicação desta matéria na edição 29 do informativo, nunca mais se falou no tal projeto, nem que destino teve a verba que foi liberada na época para tal finalidade. 

Ta ai uma boa ideia para uma CPI nobres vereadores, pois a população precisa saber que destino teve esta verba, ou se foi apenas uma jogada de Marketing tendo em vista o ano eleitoral da época...

Estamos de Olho
 

64º aniversario da 1º Igreja Batista

A Primeira Igreja Batista em Sumaré comemora 64 anos no mês de setembro. Para celebrar a data, uma grande comemoração neste final de semana está preparada. Neste sábado e domingo, a partir das 19h30 conta com a presença do Quarteto Sonância. A igreja está localizada na Rua Antonio Jorge Chebab, 1023 no centro da cidade. Além da apresentação do Quarteto Sonância, o pastor Josimar dos Santos Rocha explica que haverá pregação da palavra de Deus.

Fundada no dia 04 de setembro de 1949 na cidade de Sumaré, a Primeira igreja Batista passa a fazer parte integrante da sociedade sumareense, pregando os princípios e os valores do Reino de Deus sempre tendo como fonte de sua mensagem a Bíblia Sagrada que é a Palavra do Senhor.

Sua primeira diretoria foi composta dos seguintes irmãos: Pastor Paulo Charles Porter, presidente; Roque Monteiro de Andrade, como Secretário; João Glifcoy, como Tesoureiro; Nathan Porter, como Superintendente da Escola Dominical em 31 de dezembro de 1947. A igreja continua a missão deixada por nosso Senhor Jesus Cristo de ir e fazer discípulos.

Ao longo destes anos, implantou cinco outras igrejas Batistas na cidade: a Segunda Igreja Batista, no Jardim Puche, a Igreja Batista Altos de Sumaré, a Igreja Batista Rocha Eterna, no Virgínio Basso, a Igreja Batista Parque das Nações e a Primeira Igreja Batista em Hortolândia.

Qualquer pessoa pode participar das celebrações neste final de semana, “o evento não é voltado só para os membros da igreja, mas para toda a população que quer ouvir a palavra do Senhor”, reforça o pastor Josimar dos Santos Rocha.

Por unanimidade a Câmara Municipal de Sumaré, aprovou terça-feira (24) uma Moção de Congratulação do vereador dr. Rui Macedo pela celebração dos 64 anos da Primeira Igreja Batista em Sumaré. “Essa comemoração é um símbolo de fé cristã e amor a Deus servindo de exemplo a toda sociedade sumareense”, reforçou o vereador. Texto Silvestre Gonsalvez


Estamos de Olho

Incertezas


Numa cidade onde cada um puxa farinha para o seu saco, e que os eleitos só pensam em seus partidos, o que esperar dos governantes.

Enquanto a Prefeita Cristina Carrara (PSDB) recorre da decisão do TSE de cassar seu mandato, vereadores já articulam mudança de partido para não correr o risco de perder seus mandatos também, já que o vereador mais votado da cidade também tem pedido de cassação.
As noticias são meio que desencontradas, pois ninguém sabe ao certo o que acontecerá nos próximos capítulos “dias”.

O que se sabe é que tá uma bagunça total, e que a incerteza ronda toda a administração atual, pois Prefeita Cristina Carrara (PSDB) seu vice Alfredo Dirceu Dalben (PPS) e o Presidente câmara Dirceu Dalben (PPS) está com pedido de cassação, quem assume a prefeitura é Dito Lustosa (PCdoB) que trocou de partido nesta sexta feira (27)e agora está no Solidariedade, outro que já esta para cair fora de seu partido é Henrique do Paraiso (PPS).

A certeza é que a incerteza ronda a toda administração já que tanto pode cair só o Dalben e abrir uma vaga, quanto pode cair nove se for anulado os votos de legenda do PSDB, e assim haverá recontagem de votos, será uma verdadeira dança das cadeiras, e uma mudança radical na composição da câmara.

Sem contar que pode haver convocação de novas eleições, fica difícil prever os possiveis candidatos, pois as bases aliadas já não são as mesmas.
Pois muitos mudaram de lado até mesmo o (PCdo B) que posava na chapa do Tito (PT) com o vice Niraldo, em Janeiro já passou a ser da base de apoio da Prefeita.
Toninho Mineiro (PMDB) 3º colocado nas eleições para prefeito atualmente é assessor parlamentar do Macris (PSDB).
Vilson Alves (PV) o 4º colocado que 2012 se cogitava ser a chamada TERCEIRA VIA, ninguém sabe, ninguém viu...

Se houver convocação de novas eleições municipais o que se pode ao menos cogitar nesta disputa é:
Tito (PT), Dito Lustosa agora no recém criado solidariedade, Toninho Mineiro partido incerto já que é assessor do Macris (PSDB) não se sabe se ele é PSDB ou PMDB pois está em cima do muro, e temos a espera da criação do REDE que tem como nome forte o vereador Dr. Rui Macedo (PSDB).

A certeza é que a mudança de partido de alguns nas atuais circunstancias não era esperada, já outros cogitam a saída de seus partidos a tempos o que demonstra transparência em suas ações.

Até agora muita especulação sobre os rumos da administração de Sumaré
O que se sabe não é certeza, e certeza mesmo ninguém tem...

Estamos de Olho

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Derrubando CPIs

Oposição derruba duas CPIs propostas pela base

Segundo o LIBERAL apurou, o objetivo dos pedidos era travar a criação de novas comissões de investigação que pudessem desgastar politicamente o governo de Cristina.
Vereadores da oposição ao governo de Cristina Carrara (PSDB) derrubaram, na sessão da Câmara de terça (24), dois requerimentos da base aliada que cobravam a instauração de CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito) para investigar a aplicação de recursos durante a gestão do ex-prefeito José Antonio Bacchim (PT). Segundo o LIBERAL apurou, o objetivo dos pedidos era travar a criação de novas comissões de investigação que pudessem desgastar politicamente o governo de Cristina. O regimento interno do Legislativo permite apenas três apurações simultâneas e uma comissão liderada pelo PT já analisa contratos da saúde.

Os requerimentos foram feitos pelos vereadores Henrique Stein Sciascio (PPS) e Ronaldo Mendes (PSDB), líder do governo na Câmara. A proposta de Henrique era instaurar uma comissão para apurar "denúncias acerca das obras do sistema público de água e esgoto" da cidade. O documento citava obras inacabadas da gestão de Bacchim bancadas com verba do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal. A CPI deveria investigar a forma de aplicação dos recursos, os processos licitatórios e a execução dos contratos.

Já a do líder tucano era mais ampla. Mendes pretendia que os vereadores apurassem "notícias de irregularidades" nas contas da Prefeitura relacionadas ao Fundeb (fundo para a educação pública), multas de trânsito, recursos para gastos com merenda e transporte escolar, ao Projovem Urbano, ao fundo municipal de saúde e a convênios com o Ministério da Saúde e com o governo do Estado.

Apresentados e discutidos durante a sessão, os pedidos sequer foram votados. Eles foram indeferidos pelo presidente da Câmara, Antonio Dirceu Dalben (PPS), que acatou o parecer contrário do departamento jurídico do Legislativo. Segundo o assessor jurídico da Câmara, Jair Nunes de Barros, faltou objetividade aos pedidos de investigação. "Pelo teor do requerimento, seria apurar um fato genérico", escreveu Barros sobre o pedido de Sciascio.

Além disso, o advogado argumentou que não constam nos requerimentos provas pré-constituídas das denúncias e sugeriu que a criação da CPI exigida supostamente pelo governo tucano serviria para "retaliação política" contra a gestão passada. Tanto Sciascio quanto Mendes negaram que os pedidos tivessem cunho político. O tucano, entretanto, atacou a atitude da oposição. "(O indeferimento) foi uma decisão política", criticou. Ele disse que irá buscar meios jurídicos para garantir a votação do requerimento.

Fonte: O libetal 
Engraçado que os nobres vereadores querem investigar a administração atual, que tem menos de um ano, porque será? E na outra legislatura não houve tanto empenho para fiscalizar de perto o prefeito.

Talvez porque o foco seja fragilizar a nova administração e não sujar a administração passada, já que o ano que vem tem eleições, a função do vereador é fiscalizar o prefeito, mas em Sumaré a função do vereador é ficar de birrinha com partidos que não são aliados ao seu.

Porque os vereadores da oposição não querem investigar a administração Bacchin? 
O que temem? Achar irregularidades e ter que expor elas, quem tem coragem investiguem a saúde da administração Bacchin (PT), que ficou por 8 anos no governo.

Vamos ver se for confirmada a saída da prefeita se irão agir da mesma forma com o Tito "PT".
Tá mais do que na hora dos vereadores começarem a trabalhar pela cidade, não por seus partidos.

Veja também:  Pior Gestão

Estamos de Olho